Pular para o conteúdo principal

Caponata

Ingredientes
2 beringelas grandes
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola grande
 3 dentes de alho amassados
 200 g de azeitonas verdes picadas
 200 g de champignon picado
Orégano a gosto
Sal a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto
Azeite para refogar e para cobrir a conserva

Modo de Preparar:
Descasque as berinjelas e corte-as em cubinhos ou tirinhas. Tire as sementes dos pimentões e corte-os em cubinhos ou tirinhas. Em uma panela, refogue a cebola picadinha junto com o alho amassado e o orégano no azeite. Junte a berinjela e os pimentões. Mexa para não pegar no fundo. Acrescente as azeitonas e o champignon. Prove e acerte o sal se necessário. Depois que a berinjela estiver bem molinha, apague o fogo e acrescente a salsinha e a cebolinha.
Coloque em um refratário de vidro e deixe esfriar. Esterilize um pote de vidro (com tampa) jogando água fervente dentro dele. Depois que esfriar, coloque a caponata no pote de vidro, cubra com azeite, tampe e leve à geladeira. Depois que estiver gelada já pode consumir, porém ela fica mais gostosa no dia seguinte. Ideal para servir como aperitivo com torradinhas ou pão italiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ribs on the Barbie (costelinha do Outback)

Ingredientes 1 ripa de costelinha de porco com osso (+/-2 kg – magra e limpa - de preferência sem aquela pelinha que fica do lado dos ossos).
Para o tempero  (dry Ruby) 1 xícara de açúcar refinado branco 1 xícara de açúcar mascavo 3 colheres de sopa de páprica picante com doce (meio a meio) 3 colheres de sal refinado 1 colher de chá rasa de pimenta chili (quanto mais escura melhor) 1 colher de sopa de pimenta síria 2 colheres de sopa de alho em pó 1 ½ colher de sopa de cebola em pó Misture todos os ingredientes muito bem, formando um pó uniforme.
Preparando o molho para passar na costela: 12 colheres de sopa do tempero dry Ruby 50 ml de coca cola 1 colher de sopa de molho barbecue Mexa bem todos os ingredientes e reserve.
Molho barbecue 1 colher (sopa) óleo 2 colheres (sopa) cebola picada 1/2 xícara (chá) açúcar mascavo 1/2 xícara (chá) vinagre branco 2 colheres (sopa) molho inglês 2 xícaras (chá) cautchu 2 folha de louro 1 colher (sopa) chili em pó 1/2 xícara (chá) água Sal e pimenta do…

Macarrão com Camarões

Uma receita que adaptei... sem alho, sem creme de leite e sem pimentões... ideal para quem tem dificuldade de digestão e intolerância a lactose.

Ingredientes:
500g de camarão (médio) Coentro em pó 2 cebolas médias 2 tomates grandes 400 ml  de vinho branco seco Azeite de oliva 600 ml (3 potinhos de 200mls cada) de iogurte natural desnatado Suco de 2 limões Um pouco de pimenta verde tabasco Sal a gosto
½  maço de cheiro-verde (cebolinha e salsinha)
Modo de Preparar: Pré-preparo dos Camarões: Faça uma marinada dos camarões, misturando os camarões, o suco de limão, uma pitada de coentro em pó, o vinho, um pouco de sal e a pimenta verde tabasco. Misture bem e deixe descansar enquanto descasca a cebola
Preparo dos ingredientes: Descasque e corte a cebola... cortar bem pequeno. Descasque, tire as sementes e corte, em pedaços bem pequeno, o tomate. Corte o cheiro verde... reserve.
Preparo da Massa: Coloque a água pra aquecer. Um fio de azeite, uma pitada de sal e 2 cardamomos. Quando a água estiv…

Salada de Folhas com Figo

Ingredientes:
04 Figos maduros
2 colheres de mel
1/2 xícara de Vinagre Balsâmico
1/4 xícara de Vinho do Porto
12 folhas de Alface Roxa
12 folhas de Alface Verde Lisa
12 folhas de Rúcula
8 galhos de agrião
8 fatias de presunto tipo parma

Modo de Preparar:Etapa 1: Molho + Figos
Misture o Vinagre Balsâmico, com o mel e com o vinho do porto. Misture até o mel se dissolver por completo. Coloque esse molho em um prato fundo.
Lave bem e corte ao meio os figos. Mergulhe os figos (com a parte cortada para baixo) no molho. Deixe-os por uns 30 minutos.

Etapa 2: Tostar o Presunto Parma
Em um grill ou uma frigideira lisa, tostar o presunto parma, até que ele fique crocante.
Reserve.

Etapa 3: Montar as Folhas.
Em quatro pratos, monte as folhas de forma arredondada, intercalando cada uma delas. Dessa forma, cada prato terá 4 folhas de alface roxa, 4 folhas de alface verde lisa, 4 folhas de rúcula e 3 galhos de agrião.

Etapa 4: Finalização
Depois de montado o prato com as folhas, peque os figos (que fica…